Blog Layout

Gelatina, exercício e colágeno: Como usar gelatina para promover síntese de colágeno endógeno

dez. 08, 2022

GELATINA, EXERCÍCIO E COLÁGENO


Como usar gelatina para promover síntese de colágeno endógeno, melhorar desempenho, prevenir lesões e acelerar o retorno aos treinos pós-lesão.


Lesões músculo-esqueléticas (músculos, tendões, ligamentos, ossos e cartilagens) são frequentemente resultado de fraqueza na matriz extracelular (MEC).


Logo, fortalecer a MEC tem o potencial de diminuir lesões esportivas.

Além disso, desempenhar um papel adicional na performance, aumentando a taxa de desenvolvimento de força.

 

A MEC é um tecido dinâmico essencial para a adequada função musculoesquelética.


Para atletas e praticantes de exercícios, a MEC tem duas funções principais:

1)Transmitir forças rapidamente para maximizar a velocidade e o desempenho; e

2) Absorver a energia do impacto para evitar lesões.


Para que a MEC se torne mais rígida e forte, é necessário um aumento na quantidade de colágeno ou no número de ligações cruzadas que unem as proteínas de colágeno, e isto pode ser estimulado nutricionalmente.


Como usar gelatina para promover síntese de colágeno endógeno

15g de gelatina 1h antes do exercício pode promover o dobro do propeptídeo amino-terminal de colágeno I no sangue, o que indica aumento da síntese de colágeno endógena.


Esses dados sugerem que a adição de gelatina a um programa de exercícios melhora a síntese de colágeno e pode desempenhar um papel benéfico na prevenção de lesões e reparo tecidual.


Os estudos apontam que exercícios com movimentos de alta velocidade (tiros/sprints), pliométricos (saltos), treinamento com pesos, movimentos excêntricos lentos e isométricos oferecem bons resultados na utilização da gelatina na estimulação da produção do colágeno endógeno.


Como resultado, a força é transmitida do músculo para o osso mais rapidamente, resultando em um aumento na velocidade e na potência, melhorando performance.


No estudo citado abaixo, para aumentar a síntese de colágeno, os sujeitos pularam corda por 6 minutos uma hora após o consumo de15g de gelatina.


Desta forma, o consumo da gelatina associado às sessões de treino melhora a saúde dos ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, preveni lesões, acelera a recuperação pós-lesão e retorno aos treinos.


Ficou com dúvida?

Descreva-a nos comentários.   

Responderei o mais breve possível.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SHAW G. et al. Vitamin C-enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr. 2017 

Por Leda Guimarães 24 out., 2023
- FORTALECIMENTO MUSCULAR: EXERCÍCIO FLEXÃO DE QUADRIL E JOELHO EM PÉ COM MINIBAND – PARA QUE SERVE? Fortalecimento muscular de membros inferiores. Trabalha os músculos anteriores de coxa (quadríceps), o da frente da perna/canela (tibial anterior) em isometria, o flexor de quadril iliopsoas (importantes inclusive para postura) e os posteriores de coxa (isquiotibiais). POR QUE FAZER? • Ativa vários músculos no mesmo exercício • Trabalha força excêntrica (de controle da volta) • Praticidade de precisar somente de um miniband EXECUÇÃO ● Passe o miniband nos pés ● Posicione os pés no afastamento dos ossinhos do quadril (cristas ilíacas) ● Procure manter esse afastamento enquanto faz a flexão do quadril e joelho (subida da perna) ● Controle a velocidade da volta para aproveitar bem a ação muscular da fase excêntrica ● Não deixe o pé apoiar no chão na volta, assim você aproveita mais a força de sustentação do elástico ● Expire pela boca na subida da perna e inspire pelo nariz na volta para o chão ● E mantenha postura de tronco ereta, bem alinhada SUGESTÃO DE SÉRIES/REPETIÇÕES/TEMPO/INTERVALO  ● 3 séries de 10-15 repetições com intervalo de 10” ● 6 séries de 30-40” cada, com intervalo de 10”
Por Leda Guimarães 20 out., 2023
NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO PARA ATLETAS DE ENDURANCE: O básico a considerar 
Por Leda Guimarães 09 out., 2023
- FORTALECIMENTO MUSCULAR: EXERCÍCIO ABDUÇÃO DE QUADRIL EM PÉ COM MINIBAND – PARA QUE SERVE? Para fortalecimento muscular de glúteo médio, importante para estabilidade articular de quadril e joelhos. EXECUÇÃO ● Mantenha o core acionado (abdômen contraído) para estabilização da postura. ● Expire no afastamento da perna e inspire no retorno. ● Mantenha os joelhos ligeiramente flexionados (somente para evitar a hiperextensão) durante toda a execução. ● No retorno não apoie o pé no chão e mantenha uma tensão mínima do elástico. ● Lembre-se que expirar fazendo o som da letra "A" recruta mais músculos profundos do abdômen, e assim você fortalece o core enquanto treina membros inferiores. 😉 SUGESTÃO DE SÉRIES/REPETIÇÕES/TEMPO/INTERVALO ● 3 séries de 10-15 repetições com intervalo de 10” ● 6 séries de 30-40” cada, com intervalo de 10”
Show More
Share by: